Refoios

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

DIA NACIONAL DO PIJAMA



O Dia Nacional do Pijama é uma grande experiência educativa. É um dia divertido - permite o brincar espontâneo. É um dia educativo - permite incorporar intencionalidade pedagógica. É um dia que promove a escola de valores - permite que as crianças aprendam a partilhar e a viver a solidariedade. É também um dia que liga a família e a escola - permite a celebração do valor da família e a aproximação entre os pais e a escola.
O Dia Nacional do Pijama é por isso, uma experiência educativa 3 em 1. 
É formado por três componentes: (1) lúdica, (2) educativa e (3) solidária. E contribui para a relação escola-família.
Para se potenciar a riqueza pedagógica da iniciativa, o Dia Nacional do Pijama deve ser planeado.
Deve ser comunicado e envolver os pais com antecedência.

Deve integrar atividades prévias de preparação. Exemplos: leitura compassada do novo livro infantil - ou outras histórias sobre a família; a construção da nova Casa dos Pijamas... 
O Dia Nacional do Pijama, a 20 de Novembro, é um dia afetivo bem português, 3 em 1, com valor educativo e que satisfaz vários objetivos das orientações curriculares de jardim de infância e 1º ciclo.
O Dia Nacional do Pijama é um dia feito pelas crianças que ajudam outras crianças. Todas as três componentes são importantes e devem fazer parte do programa que as educadoras/ professores preparem com a sua criatividade e capacidade de inovação. As imagens que aqui deixamos mostram as atividades lúdicas, educativas e solidárias do Dia Nacional do Pijama.



<

Sem comentários:

Enviar um comentário